SÁLVIA (SALVIA OFFICINALIS L.)
O que é?
As espécies de sálvias são nativas do norte do Mediterrâneo. Não é uma erva sutil, por isso deve ser consumida com moderação, podendo ser utilizada na culinária ou em forma de chá. Consumida com comidas gordurosas, pois auxilia na digestão.
Indicações
Uso interno: Antisséptica, infecções das vias respiratórias, tosse, rouquidão e estomatite, faringite e aftas. Dispepsias, anti-inflamatória, antioxidante e estrogênica, indicada na síndrome do climatério, irregularidades menstruais e supressão da lactação.
Uso externo: Antisséptica, infecções das vias respiratórias, tosse, rouquidão e estomatite, faringites altas. Anti-inflamatória e cicatrizante, reduzindo a sudorese (transpiração).
Como preparar o chá de sálvia?
1 colher de sopa (3g) das folhas para 150ml de água (1 xícara de chá). Acima de 12 anos. 1 a 3 vezes ao dia, após as refeições. Uso interno.
1 colher de sopa (3g) das folhas para 150ml de água (1 xícara de chá), após higienização, aplicar compressa no local afetado ou realizar bochecho, 3 vezes ao dia. Uso externo.
Contraindicações
Doses acima das recomendadas podem causar convulsões; pode potencializar os efeitos sedativos de medicamentos e interferir na atividade se associada a hipoglicemiantes e anticonvulsionantes. Evitar o uso na gravidez, lactação, insuficiência renal, epilepsia e tumores estrógeno-dependentes. Pode causar irritação tópica em pacientes sensíveis.
Na culinária
Combina com queijos, leguminosas, maçã, cebola, tomate, louro, alcaravia, folha de aipo, alho, gengibre em pó, manjerona, páprica, salsa e tomilho.
Informações Nutricionais