Suplementação de Carboidratos

O que são carboidratos?

Carboidratos são compostos orgânicos formados por basicamente carbono, hidrogênio e oxigênio, classificados em diferentes tipos, sendo os ingeridos na alimentação os monossacarídeos (glicose, frutose, galactose), os dissacarídeos (lactose, sacarose, maltose) os oligossacarídeos que são associações de 3 a 10 monossacarídeos e os polissacarídeos que são constituídos por mais de 10 unidades de monossacarídeos.

As plantas armazenam os carboidratos como forma de amido que é a união de moléculas de glicose em uniões lineares. Além desses também existem os frutanos, que são classificados como frutooligossacarídeos (FOS), inulina e oligofrutose, compostos de ligação de várias frutoses, geralmente com uma glicose na ponta.

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Qual a importância do carboidrato para o corpo?

Para o organismo humano, particularmente a glicose é o carboidrato mais importante, tanto é que o cérebro precisa de um aporte constante para garantir seu funcionamento. Músculos e fígado estocam glicose sob a forma de glicogênio muscular e hepático, respectivamente, e para manter os níveis de glicose constante nos tecidos esse glicogênio é quebrado, liberando glicose conforme a necessidade.


Para se ter uma ideia, o cérebro utiliza aproximadamente 200g de glicose por dia. Se a pessoa pensar em uma dieta básica de 2000 Kcal/dia, em que 50% desse valor energético é proveniente de carboidratos, conclui-se que 1000Kcal são provenientes dos carboidratos, logo cada grama de carboidrato fornece 4Kcal, então em 1000Kcal se tem 250g de carboidratos, sendo que 200g só para o funcionamento do cérebro, por isso a base de uma pirâmide de alimentos ser alimentos ricos em carboidratos.


Quando a concentração de glicose cai para menos de 40mg/dl no sangue o hormônio glucagon entra em ação e desencadeia o processo da quebra do glicogênio (glicogenólise) para normalizar a glicemia. Em contrapartida, quando a glicemia se encontra elevada, a insulina é liberada e faz o processo inverso, levando a glicogênese, que significa renovar o glicogênio hepático e muscular. Porém, glicemia muito alta, acima de 180mg/dl leva a liberação de glicose pela urina, o que pode ser um quadro típico de diabetes, podendo levar a problemas renais e quadros infecciosos.

Qual a importância dos carboidratos para o exercício físico?

Carboidratos, proteínas e gorduras podem ser transformados e formar glicose para obtenção de energia, porém a ingestão de carboidratos é o meio mais rápido para se obter glicose. Indivíduos que mantém dieta pobre em carboidratos e se submetem a exercícios intensos apresentam rápida redução das reservas de energia. Isso acarreta em perda de desempenho, fadiga precoce e dificuldade em manter a atividade física.

De forma semelhante, isto também ocorre em atletas de alto rendimento submetidos a sessões prolongadas de exercício intenso e frequente, levando-os a fadiga crônica, na qual os dias de treinamento árduo se tornam cada vez mais difíceis. O indivíduo terá queda em seu desempenho e dificuldade cada vez maior em se recuperar entre um treino e outro. A isso é chamado síndrome de supratreinamento, em que se relaciona a maior incidência de infecções, dor muscular persistente, mal-estar geral, perda de interesse nos exercícios, insônia, irritabilidade e até mesmo depressão.


Para evitar a síndrome, além de respeitar os limites do corpo, uma dieta rica em carboidratos, algo como 6 a 10g de carboidratos / Kg de peso corporal, favorece a reposição de glicogênio hepático e muscular que acabam exauridos com o exercício. Entretanto, este processo leva tempo, entre 1 a 2 dias de repouso (ou de exercício mais leve) combinados a essa alta ingestão de carboidratos para reestabelecer os níveis de antes do exercício, após o treinamento intenso.

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