Recursos Ergogênicos

Atualizado: Jan 2


Genericamente, recurso ergogênico pode ser entendido como qualquer mecanismo que possa ser utilizado para melhorar o desempenho de atletas ou praticantes de exercícios. Não somente alimentos ou suplementos se enquadram nessa definição, mas também os fármacos como esteróides, além de recursos biomecânicos (como uma roupa especial, bicicleta de fibra de carbono), algo que impacte em melhor rendimento ao atleta, até mesmo recursos psicológicos podem ser considerados como ergogênicos.

Portanto, se você busca melhor desempenho atlético é de um ergogênico que você precisa. Especificamente, sobre suplementação, são vários os que podem assim ser classificados, dentre estes:

- Suplementos energéticos: São fontes de carboidratos como maltodextrina, dextrose, glucose, D-Ribose, palatinose, waxy maize, pode-se se incluir também os triglicerídeos de cadeia média (TCM) fonte de gordura. Os hidroeletrolíticos, que são compostos por uma parte de água, carboidratos e sais minerais.

- Suplementos de proteína como Whey protein (proteína do soro do leite), proteína vegetal, da carne, do ovo, entre outras fontes, assim como os aminoácidos de cadeia ramificada (do inglês BCAA), leucina, glutamina, arginina, creatina, alanina.


- Suplementos de cafeína, taurina, entre outros tipos.

Há também uma categoria de produtos conhecidos como pré-treinos, que são compostos por associação de nutrientes, como creatina, cafeína e taurina, entre outros, e mais recentemente, saindo do forno, uma categoria de suplementos híbridos compostos por aminoácidos, vitaminas, cafeína, entre outros.

Lembre-se sempre que, apesar dos recursos ergogênicos efetivamente elevarem seu rendimento, desempenho máximo só pode ser alcançado com dieta balanceada, treinos regulares e bem orientados e também aquela merecida dose de descanso.



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